Programação Cultural

PROGRAMAÇÃO DO SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ – SALIVA
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DE 5 A 8 DE DEZEMBRO DE 2018

QUARTA-FEIRA (05/12/2018)

18h – SOLENIDADE OFICIAL DE ABERTURA DO 10º SALIVA
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP – Santo Antônio
20h – Show de humor com João Cláudio Moreno (PI)
22h – Show com a Banda Janela Lateral (Teresina/PI)

QUINTA-FEIRA (06/12/2018)

8h – Palestra: Internet das coisas e as novas relações de consumo
Palestrante: Prof. Alan Kilson / Curso de Administração do IFPI Campus de Valença do Piauí
Apresentação do Coral do IFPI

9h – Palestra: O Poder da Autoimagem – fortalecendo a comunicação não verbal.
Palestrantes: Érika Lemância Santos Lôbo (DF)

(Formada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Direito pela Faculdade Farias Brito (FFB). Especialista em Direito Público e Avaliação das Políticas Públicas pela CGU/UniCEUB e em Direito Administrativo Disciplinar pela CGU/UNB/ESAF. Master Coach de Autoimagem, Analista de Perfil Comportamental e Consultora de Imagem e Coloração Pessoal. Cofundadora da EMPODERAR – Coaching Pessoal e Empresarial.).

Nazildes Santos Lôbo (DF)
(Bacharel em Direito, Master em Programação Neurolinguística e Mestra em Psicologia. Autora do Livro Falar em público: experiência de mal- estar na trajetória profissional contemporânea”; São Paulo: Escuta,
2003. Master Coach de Autoimagem, com foco na Imagem e Gestão da Comunicação. Cofundadora da EMPODERAR – Coaching Pessoal e Empresarial.).

14h30min – Palestra: A poesia consequente de Patativa do Assaré
Palestrante: Prof. Cineas das Chagas Santos (PI)

(Bacharel em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor, escritor, produtor cultural, editor de livros, coordenador do SALIPI e apresentador do programa Feito em Casa da TV Cidade Verde).

16h30min – Palestra: Hoblicua, da palavra à feitura do livro.
Palestrante: Douglas Machado (PI)
(Editor da Hoblicua, uma revista anual de literatura e dos selos Agarazul e meiomilheiro, onde publica poesia, ensaio e romance [hoblicua.com.br]. À venda em diferentes livrarias brasileiras, tais como: Livraria da Travessa, Blooks Livraria, Arte & Letra, Livraria Cultura, Toccata, Leitura, Argumento etc. Colaborador das novelas gráficas realizadas pelo ilustrador Colo, em Madrid [Espanha]. Dentre as mais recentes, destacam-se: ANIMAL [2018], HOY ES UN BUEN DÍA PARA MORIR [2016] e DE PERROS Y DE HUESOS [2011]. No momento, assina o roteiro e desenvolve com ele um novo trabalho: PESEBRE – a ser lançado em 2019.).

19h – Palestra: Uma conversa sobre música e literatura
Palestrante: Leoni (RJ)
(Ex-integrante e principal compositor da banda Kid Abelha, fundador do grupo Heróis da Resistência e autor do livro “Letra, Música e Outras Conversas”, onde entrevista e conversa com oito artistas consagrados de sua geração – Renato Russo, Herbert Vianna, Lobão, Frejat, Adriana Calcanhotto, Marina Lima, Samuel Rosa e Nando Reis – sobre o processo de criação dos compositores.).

21h – Show com a Juliana Guedes e Banda (Picos/PI)
Show com Hernandes Lima e Banda dos Magrinhos (Valença do Piauí)

SEXTA-FEIRA (07/12/2018)

8h – Apresentação do Curso de Meio Ambiente do IFPI- Campus de Valença do Piauí
Responsável: Prof. Jorge Henrique / Curso de Meio Ambiente

9h – Palestra: Linguagem: do princípio ao século XXI
Palestrante: Prof. Luiz Romero Lima (PI)

(Professor, Mestre em teoria da literatura, editor de livros, crítico literário, autor de livros didáticos, entre eles Literatura Brasileira de Expressão Piauiense com mais de 20 edições, Enem: Linguagens, códigos e suas tecnologias com seis edições, Por um Leitor Crítico & Criativo, Redação Nota 1000, entre outros. Luiz Romero é ainda consultor cultural, pesquisador e coordenador do SaLiPi.).

14h30min – Palestra: Tragam-me um espadachim! – a história do livro de William
Palestrante:Eneas Barros (PI) – (Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí; especialista em Planejamento e Administração do Turismo pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, tendo cursado ainda Jornalismo e Marketing na Universidade de Nebraska-Lincoln, Estados Unidos. Atualmente, é Coordenador Especial de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura de Teresina; Assessor de Marketing para a cadeia de restaurantes Favorita; colunista de Cultura e Turismo da revista Cidade Verde; e escritor.).

16h30min – Palestra: O Brasil Colonial pelo olhar da literatura de Viajantes
Palestrante: Jasmine Soares Ribeiro Malta (PI)
(Possui Graduações em: Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (1998), Licenciatura Plena em Educação Artística- Habilitação Artes Plásticas (2009) pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, Tecnólogo Superior em Design de Interiores (2015) pelo Instituto Camillo Filho- ICF e Técnica em Cerveja Artesanal pela Bräu Akademie. Especialista em Literatura Brasileira (2000) pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Mestre em Letras (2002) pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, concludente de Pós- Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e Especializanda em Design de Interiores e Ambientação do Espaço pelo Instituto de Pós-Graduação-IPOG. Atuou como Articulista e Blogueira do Jornal O Dia-Teresina/PI de 2010 a 2013. É Professora Adjunta em Tempo Integral da Universidade Federal do Piauí-UFPI, para as Graduações em Letras; é Professora em Tempo Parcial da Faculdade Pitágoras/Instituto Camillo Filho-ICF, para a Graduação em Design de Interiores, onde também foi Coordenadora de Estágio Supervisionado em Design de Interiores até 2016.1. Membro da Associação de Leitura do Brasil-ALB e da Associação Brasileira de Designers de Interiores-ABD. Membro do Núcleo Estruturante-NDE da Graduação Tecnológica em Design de Interiores da Faculdade Pitágoras/Instituto Camillo Filho-ICF. Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras/AJEB Piauí.).

19h – Palestra: Bate-Papo Literário sobre produção de conteúdos em meios digitais
Debatedores: Alexandre Nolleto (PI) – @alexandrenolleto
Lu Torres (PI) – @escritosdalu
Laís Rosa (PI) – @umanordestinacitou
Afonso Celso (PI) – @oafonsocelso
Fagner Santos (PI) – @fgnr_santos

21h – Show com Gonzaga Lu (Teresina/PI)
Show com Vanvan, o furacão do povão (Valença do Piauí)
Show com a Banda Raízes do Samba (Valença do Piauí)

SÁBADO (08/12/2018)

8h – Apresentação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do IFPI Responsável: Prof. Jonilsom Alves

Agropecuária e as potencialidades do semiárido
Responsável: Prof. Fábio Nunes do Nascimento

9h – Palestra: BNCC, Ensino Médio e Enem: ensino-aprendizagem em constante evolução.
Palestrante: Prof. Alex Romero Lima (PI)
(Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI – e bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem especialização na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa e MBA em Gestão Empresarial pela PUC/RJ. Consultor Educacional e Palestrante na área de Ensino Básico – BNCC e ENEM – e Superior como foco no ENADE. Professor e Diretor Pedagógico do Grupo Educacional CEV. Autor de livros didáticos com comentários sobre obras literárias e sobre o ENEM: Linguagens, Linguagem (2009) L.C.T. (2011) e ENEM:Linguagens, códigos e sias tecnologias, com 7 edições.).

14h30min – Palestra: Os desafios da educação na pós-modernidade

Palestrante: Prof. Neto Ceará (PI)
(Professor José Carneiro Rodrigues Neto é natural de São Paulo; bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí e MBA Management pela PUC/RJ é professor da rede particular de ensino há 31 anos em Teresina. Atualmente é Diretor Pedagógico Geral do Grupo Educacional CEV e colabora com esse projeto de inclusão universitária desde 2004.).

16h30min – Palestra: Direito à ofensa: um atributo da liberdade de expressão?

Palestrante: Danny Barradas (PI)
(Danny Barradas é professora de Literatura Clássica. Tornou-se bastante conhecida em Teresina não apenas por ser a primeira transexual do país a ministrar aulas em escolas particulares, mas por ser uma grande intelectual e por seu êxito em ensinar argumentação nas salas de aulas das mais de 15 escolas da capital. Danny Barradas é bibliófila – possui uma biblioteca com mais de três mil livros – e atua ainda como palestrante e digital influencer. Em 2018, retomou o curso de direito e tornou-se empreendedora ao criar o Centro Cultural William Shakespeare onde ministrará aulas em seu próprio Curso de Argumentação.).

19h – Palestra: Bate-Papo Literário com o escritor Matheus Rocha.
Palestrante: Matheus Rocha (BA)
Matheus Rocha nasceu em 1991 em Feira de Santana, na Bahia. Ainda pequeno, rabiscava poemas e textos que narravam seu cotidiano, utilizando-se da escrita como forma de expressão. Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Faculdade Anísio Teixeira, em Feira de Santana, e atua na assessoria de comunicação da
Secretaria Municipal de Educação de sua cidade.

Sem nunca ter parado de escrever crônicas e textos curtos, em 2012 Matheus os reuniu em um lar virtual chamado Neologismo, que inicialmente teve formato de Tumblr, depois migrou para o Facebook, ganhou asas com um blog e hoje passeia também pelo Instagram e pelo Twitter. Aborda assuntos que variam entre amor, amizade, sonhos e vida. Ele fala sobre viver. Sobreviver. Com suas criações, dá vazão à sua missão de ajudar as pessoas a encontrar conforto, e talvez alguma lógica e afeto, em toda a confusão que é inevitável na vida de qualquer ser humano. Agora, seus escritos encontram uma nova casa, com este livro publicado pela Editora Sextante.ministrará aulas em seu próprio Curso de Argumentação.).

21h – Show com Os The Pé Inchados (Teresina/PI)
Show com In The Clouds (Picos/PI)
Show com Projeto de Nós 3 (Valença do Piauí)