O Evento

O Salão do Livro de Valença do Piauí – SaLiVa, chega à sua décima edição em 2018, reafirmando o compromisso inadiável da Fundação Quixote, da Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (ADICH), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Piauí – IFPI – Campus de Valença do Piauí, de promover o acesso democrático ao livro e à leitura. O SaLiVa, que já faz parte do calendário de eventos do Estado do Piauí, é considerado um dos mais prestigiados e consistentes, tendo sido o primeiro filho festivo do SaLiPi (Salão do Livro do Piauí), cuja 16ª edição aconteceu em junho e movimentou mais de 200 mil pessoas.

Nesta edição, cujo tema é: “Uma casa sem livros é um corpo sem alma” – frase de Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.) – os leitores de Valença do Piauí e microrregião têm a oportunidade de vivenciar mais uma instante mágico e luminoso da cultura piauiense e nacional. São quatro dias de intensas atividades que contam com palestras, bate-papos literários, exposições, espetáculos de danças, oficinas, debates, mesas redondas e shows musicais e de humor, além de um feira de livros com mais de 5 mil títulos.

A EDUFPI, Editora da Universidade Federal do Piauí, é presença marcante no 10º SaLiVa. Com títulos os mais diversos, a intenção da Editora é fazer com que o público piauiense conheça cada vez mais a produção de nossos autores. Ao lado dela, as livrarias Quixote e Parnaso, trazem títulos das mais importantes casas editoriais do país a preços muito acessíveis. Além disso, o 10º SaLiVa irá distribuir cerca de R$ 30 mil reais em cheques-livros para alunos da rede pública estadual e municipal, como ocorre em cada nova edição, graças ao esforço da Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, na pessoa da Prefeita Ceiça Dias, e do Governo do Estado do Piauí, através do altruísta Deputado Fábio Novo, um guerreiro das boas causas.

O Patrono da 10ª edição do Salão do Livro de Valença do Piauí é o advogado, historiador, escritor e intelectual, Alcides Martins Nunes, cujo centenário comemora-se em 2018. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, Alcides Nunes exerceu a advocacia e durante três legislaturas consecutivas atuou como Deputado Estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), tendo inclusive assumido a presidência desse importante órgão. No campo intelectual, dedicou-se à leitura e à escrita. Publicou alguns livros, entre eles: “Anuário de Valença do Piauí”; “Cronologia Histórica de Valença”, “Meu Bisavô – Norberto de Castro”; “Vultos de Valença” e “Meu Pai- Abdon Portella Nunes”.

O SaLiVa, desde a sua primeira edição, destaca e homenageia professores que ao longo de suas trajetórias contribuíram para o avanço educacional não só de Valença do Piauí, mas o de toda a região confederada. Merecem destaques nesta edição, a professora Maria de Laçalete Lima Verde Moura e a Professora Hilda Martins Lima Verde Santos, representando o Território do Vale do Sambito, pela vizinha cidade de Pimenteiras. Nas homenagens póstumas, destacam-se os nomes das professoras Maria Etemir de Oliveira Sousa e Leni Sampaio de Oliveira.

A programação intelectual e cultural do 10º Salão do Livro de Valença do Piauí atende ao mais exigente público e conta com o patrocínio da Marko Informática, através do SIEC (Sistema de Incentivo Estadual à Cultura), programa de incentivo cultural da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/PI e apoio do Governo do Estado do Piauí, da Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Federal do Piauí – IFPI – Campus de Valença do Piauí, da 7ª Gerência Regional de Educação, órgão vinculado à SEDUC/ PI, da Superintendência de Comunicação Social da UFPI, do Centro Estadual de Educação Profissional Santo Antônio, da EDUFPI e Gráfica da Universidade Federal do Piauí, dos Deputados Estaduais Wilson Brandão, Edson Ferreira e Fábio Novo, da Prefeita Ceiças Dias e das secretarias municipais de Valença do Piauí.

Realizar este Salão, em uma época de grandes restrições financeiras, é demonstrar a força e a capacidade que o livro e a leitura têm de nos impulsionar a enfrentar os moinhos de ventos. Por isso vamos juntos construir mais uma página dessa grande história.
Vida longa ao SaLiVa!

Kássio Fernando da Silva Gomes
Presidente da Fundação Quixote