Salão do Livro de Valença começa dia 23/11. Veja programação!
18/11/2016
A 10ª edição do SaLiVa acontece de 5 a 8 de dezembro no Centro Estadual de Educação Profissional Santo Antônio
29/11/2018
Mostrar todos

9º SaLiVa: um instigante projeto de luta contra os moinhos de vento

Em 2003 uma caravana de professores com alguns alunos universitários e secundaristas de Valença do Piauí rumaram para Teresina em uma excursão bem diferente das convencionais. O destino era o Centro de Convenções que naquela ocasião sediava a primeira edição do SaLiPi (Salão do Livro do Piauí), evento que colocou o nosso estado em posição de destaque no cenário de eventos culturais do país.

Foram sete dias bastante intensos com palestras, exposições, bate-papos literários, shows musicais, feira de livros, oficinas de argila, origami, pintura, dança, teatro, além de um circo com espetáculos para as inúmeras crianças que lotavam as arquibancadas para assistirem a apresentações de palhaços, malabaristas, contadores de histórias, mágicos, recitadores, entre outros. Uma diversão saudável, longe da avançada tecnologia que hoje praticamente nos anula a sensação de prazer coletivo.

Ao chegarmos em Valença, ainda impactados pelo contato com autores que até então só tínhamos através de livros ou pela televisão, decidimos realizar uma edição pocket do SaLiPi, tomando emprestado a ousadia dos Quixotes.

Em fevereiro de 2005, realizamos a primeira, das nove (quase treze) edições regionais do SaLiPi no município de Valença do Piauí. Naquela ocasião, batizamos o evento em Valença de  MiniSaLiPi. Termo bastante contraditório, ante o sucesso da primeira vertente regional do SaLiPi. Tanto que Cineas Santos, Luiz Romero, entre outros sugeriram a imediata retirada do prefixo “mini” ou buscássemos um nome próprio para o evento. Foi assim que nasceu o SaLiVa.

Hoje, decorridos mais de treze anos, lamentamos uma única coisa, não termos conseguido realizar todas as treze edições do nosso SaLiPi regional. Esse lacuna de quatro anos foi quebrada, com a graça de Deus, em 2015. Esperamos não enfrentar momentos tão turbulentos quanto aqueles.

Esta edição do SaLiVa (Salão do Livro de Valença), será em homenagem ao Reverendíssimo Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques, o conhecido Padre Marques, homem cuja visão foi muito além do que se podia imaginar. Grande mentor do Colégio Santo Antônio e de inúmeras outras escolas, transformou-se num líder revolucionário que apostou na educação como meio de transformação social, intelectual e religiosa. Já os professores homenageados são três: a professora Ana Belisa Sousa Lima Verde, a professora Francisca Rosa da Silva e a professora Maria Adamir Leal de Sousa. Esta última representa a microrregião valenciana, através da Inhuma.

A Caixa Econômica Federal (CEF), é a patrocinadora oficial do SaLiVa/2017 que conta ainda com apoio IFPI (Campus de Valença), da UESPI (Campus de Valença), da 7ª GRE, do Colégio Santo Antônio, da ADICH e da Prefeitura de Valença do Piauí.

Tendo como principais realizadoras a Fundação Quixote e a Universidade Federal do Piauí, o SaLiVa quer apenas contribuir para tirar cada vez mais a nossa cidade do isolamento cultural.

Que esta edição seja marcante como as anteriores e “que os livros nunca fiquem longe das nossas mãos e dos nossos olhos” como sentenciava São Jerônimo.

SaLiVa – Bons Livros o Trazem!

Os organizadores