Circuito de Palestras

PROGRAMAÇÃO DO SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ – SALIVA
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DE 13 A 16 DE NOVEMBRO DE 2019

QUARTA-FEIRA (13/11/2019)

18h – SOLENIDADE OFICIAL DE ABERTURA DO 11º SALIVA
Local: Auditório da Unidade Escolar Santo Antônio – UESA
Apresentação Cultural: Orquestra de Bandolins de Oeiras

19h – Palestra: O desafio das grandes reportagens
Palestrante: Francisco José – PE
(Francisco José de Brito, formou-se em direito e especializou-se em marketing, mas o interesse pelo jornalismo levou-o a tornar-se repórter de vídeo, trabalhando principalmente para o Globo Repórter e o Jornal Nacional. Há mais de 40 anos trabalhando na TV, Francisco José já esteve nos cinco continentes, mergulhou nos sete mares do mundo e acumula mais de duas mil reportagens. Atualmente com 74 anos, Francisco começou carreira no jornalismo por acaso. Apaixonado por futebol mandou carta corrigindo erros de estatísticas de um jornal de Pernambuco sobre o campeonato local. Credenciado para cobrir a copa do mundo de 1970, no México, acabou conhecendo Armando Nogueira – um dos criadores do JN e diretor de jornalismo da TV Globo. Pouco tempo depois, se tornou o primeiro repórter nordestino a ter matérias exibidas no Jornal Nacional. O cearense radicado no Pernambuco gravou, recentemente, sua 100ª edição do Globo Repórter. )

21h – Show com:
Ivan Silva e Banda
Vanvan, o furacão do povão
Raquel Moura e Banda

QUINTA-FEIRA (14/11/2019)

Acolhida com Pocket Show nos intervalos de cada palestra – Artista Convidado: Carlos Tenório

8h – Apresentação do Curso de Agropecuária do IFPI – Campus de Valença do Piauí
Coordenador: Prof. Fábio Nunes do Nascimento (Engenheiro Agrônomo com Doutorado em Produção Vegetal).

8h:30min – Palestra: Cultura, Negritude e Literatura Infanto-Juvenil
Palestrante: Luciana Soares da Cruz (PI)
(Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2004), especialização em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2005). É professora de História do Instituto Federal do Piauí – IFPI, no Campus Valença do Piauí. Experiência profissional nos ensinos: fundamental, médio e superior. Áreas de Pesquisa: Ensino, Patrimônio e História da África e Afro-brasileira. Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí com a dissertação: Eu disse! Aqui é bonito demais!: ser criança e ser quilombola na Comunidade Quilombola Olho D’Água dos Negros).

9h30min – Mesa de debate sobre a violência contra a mulher
Dr.ª Anamelka Cadena

(Delegada de Polícia Civil, pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, Comendadora da Ordem do Mérito Renascença do Piauí. Além disso, também é listada no rol dos melhores Delegados de Polícia Civil do Brasil, na categoria investigação. Colunista do @portalmempi e Diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública do Piauí).

Dr.ª Vilma Alves
(Delegada de Polícia Civil, Titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – centro, Teresina. Vilma Alves foi a primeira Delegada da Mulher no Piauí, estando há mais de 28 anos no exercício da função).

Dr. Alexandre Christian de Jesus Nolêto
(Escritor, Professor especialista na área do Direito e Defensor Público de Valença do Piauí. Alexandre Nolêto é teresinense. Seu livro, Herança Sombria, é o seu romance de estreia, fruto da inspiração, pesquisa e redação aprimorada. Os locais são reais e os eventos servem de pano de fundo para uma trama que envolve o leitor e valoriza a cultura piauiense).

14h – Palestra: A história da cajuína em Valença do Piauí: uma vertente do patrimônio imaterial brasileiro.
Palestrante: Antonio José Mambenga (PI)

(Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português (UESPI) Licenciatura Plena em História (UESPI) Pós-Graduação (lato sensu) em História do Brasil (Faete) Pós-Graduação (lato sensu) em História Social da Cultura (UFPI). Publicou os seguintes artigos: Representações sobre a passagem da Coluna Prestes em Valença do Piauí (1925/1926), As Marias da Rua São José, em Valença do Piauí; Eva Maria da Conceição, a conhecida Preta mão e onça. Antônio José é um dos mais fecundos pesquisadores da história e cultura valenciana, com um olhar voltado para os bastidores. Além disso exerceu o por muitos anos com grande competência o cargo de Secretário Municipal de Cultura de Valença do Piauí. É membro da Academia de Letras da Confederação Valenciana – ALCV e da ADICH. Foi um dos fundadores do SALIVA. Sua atuação como professor e palestrante é bastante intensa, tendo passado pela rede estadual, particular e o ensino superior, onde deixou uma marca indelével de conhecimento. Possui um Acervo Museológico em sua residência com o título: Espaço Cultural Progênie de Mãe Luíza Caboré).

15h30min – Palestra: A natureza da humanidade é a cultura: intervenção cultural e saúde mental
Palestrante: Dr. Edmar Oliveira (RJ)

(médico psiquiatra, militante do movimento da Reforma Psiquiátrica, escritor, blogueiro. Autor de dois livros sobre a prática em Saúde Mental (Ouvindo Vozes, Vieira & Lent, RJ, 2009; von Meduna, Oficina da Palavra, PI, 2011). Terra do Fogo é seu primeiro atrevimento ficcional num romance histórico regional. Sitiado, seu segundo romance, junta cruzados, mouros, a Coluna Prestes, cangaceiros e mercenários numa fábula provocada por um importante capítulo da história brasileira).

17h – Palestra: Autores piauienses consagrados
Palestrante: Wellington Soares (PI)
(Wellington de Jesus Soares, nascido em 15 de dezembro de 1958, é um teresinense que brinda 26 anos dedicados à literatura. Escritor, polêmico, perspicaz e exato nas palavras, o professor de literatura transformou oportunidades para estudantes de escolas públicas com o então “Cursinhos Populares”, hoje conhecido como Pré-Enem Seduc. Entre literatura erótica, contos e material didático, o professor acredita que artista de verdade deve transgredir. Wellington Soares é ainda editor da Revista Revestrés).

20h – Palestra com o Poeta e Cordelista Bráulio Bessa
Palestrante: Bráulio Bessa (CE)

(Vendo os “versos se bulir” desde muito cedo, aos 14 anos o menino de Alto Santo, interior do Ceará, rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa também versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão. Em 2012 com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e tal como a ave canora patativa, seu cantar encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também é recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo).

21h – Show com:
– Bruno Farias
– Os Kapteriores
– D’Alcântara e Banda

SEXTA-FEIRA (15/11/2019)

8h – Palestra: O Mistério das Bonecas de Porcelana
Palestrante: Eneas Barros (PI)

(Economista com especialização em Planejamento e Administração do Turismo, curso de Jornalismo e Marketing na Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA. Coordenador Especial de Turismo da SEDET, da Prefeitura de Teresina; Assessor de Marketing para a cadeia de restaurantes Favorito; colunista de Cultura e Turismo da revista Cidade Verde; e escritor.)

9h30min – Sarau Lítero-Musical: Poemas & Boleros – Com Cineas Santos e Luíza Miranda
Palestrante: Cineas Santos (PI)
(Cineas das Chagas Santos nasceu em Campo Formoso, município de Caracol. Poeta, cronista, professor, agente cultural e editor. Integra o Conselho Estadual de Cultura. Desde 1965 vive em Teresina, capital do Piauí, onde desenvolveu trabalho de agente cultural, atuando em diversas áreas, no cenário artístico-cultural local. Em 1976/1977, fundou, junto com o poeta Paulo Machado e outros companheiros de geração, o jornal alternativo “Chapada do Corisco”. Proprietário da Corisco (livraria e editora), publicou vários autores piauienses. Foi ainda Professor de Português e Literatura de várias gerações de estudantes piauienses. Em 2003 foi um dos idealizadores e organizador do SaLiPi (Salão do Livro do Piauí), evento que anualmente reúne livreiros, editoras e o público leitor em torno de diversas atividades culturais, entre elas: palestras, debates, oficinas e exposições. Cineas é o proprietário da Oficina da Palavra, espaço cultural teresinense, e coordenador do grupo A Cara Alegre Do Piauí, projeto de interiorização da cultura – música, literatura e artes plásticas. Cineas Santos é também o autor da letra do Hino do município de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges, que compôs a melodia. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura de Teresina (Monsenhor Chaves – FMCMC). É apresentador do programa televisivo “Feito Em Casa”, sobre literatura, arte e cultura centradas na realidade local piauiense, na TV Cidade Verde.

Luiza Miranda (PI)
(A cantora Luiza Miranda é natural de Teresina e é integrante do grupo Ensaio Vocal, de Teresina. Há mais de 25 anos atuando no cenário musical piauiense, a cantora, que já cantou em barzinhos, integrou um dos grupos tradicionais de coral do Piauí, o “Madrigal Vox Populli”. Fez um solo com o show “Bolero e Canções”, “Escancaradamente Bolero”, entre outros. A cantora, dona de uma voz marcante e de uma versatilidade invejável, transita pelos mais variados estilos, sem preconceitos. Além disso, Luíza Miranda é formada em Licenciatura em Geografia, mas enveredou mesmo foi pela área das artes, dedicando longos anos da sua vida ao estudo da música e do canto).

15h – Palestra: Cultura Nordestina, pra quê outra?
Palestrante: Wilson Seraine (PI)

(Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí – UFPI em 1988. É especialista em Proteção Radiológica em Aplicações Médicas, Industriais e Nucleares pela Faculdade Casa Branca/São Paulo. Concluiu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil Ulbra/Rio Grande do Sul. Há 25 anos é professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). É autor de 9 livros nos segmentos de educação e cultura popular, membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, membro efetivo do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Piauí – UFPI, desde 2018, e integra o Conselho Estadual de Cultura do Piauí, desde 2012. Wilson Seraine estuda há 23 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”).

16h30min – Palestra: O Código da Inteligência
Palestrante: Luiz Romero Lima (PI)
(Natural de Parambu – Estado do Ceará. Em março de 2010, foi homenageado com a medalha de Comendador durante as comemorações do 187º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Em 2011 recebeu o título de cidadão Teresinense. É professor universitário, nível médio e cursinho. Professor de Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa, Brasileira e Piauiense. Formado em Ciências da Linguagem pela UFPI e em Teoria da Literatura pela UFPE, Idealizador/Coordenador do SaLiPi – Salão do Livro do Piauí. Luiz Romero é atualmente, o maior pesquisador da historiografia literária piauiense. Autor dos livros: Presença da Literatura Brasileira de Expressão Piauiense; Por um Leitor Crítico (esgotado), Enem: linguagens, códigos e suas tecnologias (esgotado), Linguagens – gêneros textuais, artes e tecnologias e Por um Leitor Crítico & Criativo. Além disso, Luiz Romero continua exercendo a docência e estimulando o hábito da leitura, através de aulas e palestras em todo o Piauí. Suas aulas são assistidas por milhares de alunos pela TV, através do Canal Educação.

19h – Bate-Papo Literário e lançamento do livro: Coragem é Agir com o Coração
Fred Elboni (SC)
(Escritor, Publicitário, Youtuber, autor-roteirista do Programa Amor & Sexo da Rede Globo e dono do blog “Entenda os Homens”. O paulista Fred Elboni, é a típica personalidade do mundo atual. Formado em publicidade e propaganda, foi na internet que viu a projeção ao lançar o portal EOH (Entenda os homens), com mais de cinco milhões de acessos mensais, e um canal no YouTube, que leva o nome dele, com quase um milhão de inscritos. Em ambos, os assuntos sempre foram diversos, mas, em comum, um tema universal: os relacionamentos.)

APRESENTAÇÃO/MEDIAÇÃO:
Gustavo Lacombe (RJ)
(Gustavo Lacombe, vinte e nove anos e uma vontade de escrever sendo lapidada todos os dias com muito suor e ideias. Tem a certeza de que será preciso quebrar muito a cabeça até conseguir chegar a algum lugar. Escreve por esporte, paixão e prazer – foi assim que fez seus cinco livros. Carioca da gema, acredita no amor bonito, ainda que o amor tenha diversas facetas não tão bonitas assim. Romântico, corredor de fim de tarde e feliz proprietário de um bom violão. É no blog, na página (fb.com/GustavoLacombeTextos) e no instagram (@glacombetextos) que, volta e meia, despeja o que lhe inspira, expira e vive. Ou queria ter vivido.)

21h – Show com:
– Janela Lateral
– Banda dos Magrinhos
– Banda Tome Forró

SÁBADO (16/11/2019)

Acolhida com Pocket Show nos intervalos de cada palestra – Artista Convidado: Raquel Moura

8h – Palestra: E ainda se vierem plantas traiçoeiras
Palestrante: Prof. Dr. Genilson Alves dos Reis (PI)
(Biólogo graduado pela Universidade Federal do Piauí (2005), Mestre em Botânica Tropical pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2008) e Doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Na esfera do ensino superior atuou como professor nos cursos de Farmácia e Enfermagem na Faculdade de Tecnologia de Teresina CET de 2008 a 2010 e no Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR) para Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Como pesquisador, integrou a equipe do Projeto de Pesquisa em Biodiversidade – PPBIO/Caatinga, realizando o levantamento florístico do Parque Nacional Serra das Confusões, Caracol, Piauí. Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal do Piauí, onde desenvolve pesquisas relacionadas a diversidade e taxonomia vegetal).

8h30min – Apresentações de Painéis (IFPI – Campus de Valença do Piauí)

Painel-1: Macroalgas ocorrentes na praia do Coqueiro, litoral piauiense.
Mateus Henrique Leite de Sousa – Joyce Eduarda Reis (Apresentadora) – Nádya Lopes Vieira e Rute de Sousa Rodrigues

Painel-2: Utilização de realidade virtual e aumentada como instrumento para o ensino de biologia.
Blenda Layane Leôncio Martins das Chagas – Gustavo de Sousa Araújo (Apresentador) – Renata Pereira Alves e Wemerson Conrado Pereira Lima

Orientador: Prof. Dr. Genilson Alves dos Reis e Silva

9h30min – Palestra: Ser Professor: Um turbilhão de Emoções.
Palestrante: Prof. Neto Ceará (PI)
(Professor José Carneiro Rodrigues Neto é natural de São Paulo; bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí e MBA Management pela PUC/RJ é professor da rede particular de ensino há 31 anos em Teresina. Atualmente é Diretor Pedagógico Geral do Grupo Educacional CEV e colabora com esse projeto de inclusão universitária desde 2004.).

Bate-Papo Literário e Lançamento de Livros

10h40min – LANÇAMENTO DOS LIVROS:

Você está na lista vip de Deus, Alexandre Nolleto (PI)
(@alexandrenolleto – escritor, digital influencer, empreendedor, palestrante e fisioterapeuta)

Para confortar seu coração

Afonso Celso (PI)
(@oafonsocelso – escritor, digital influencer, estudante de jornalismo e palestrante)

15h – Lançamento do Livro “Petrônio Portella: uma biografia” do Jornalista e Escritor, Zózimo Tavares.

Zózimo Tavares (PI)
(Zózimo Tavares é jornalista e escritor. Nasceu em 4 de abril de 1962. Viveu a sua infância e parte da adolescência em Água Branca (PI). Veio para Teresina em 1978, com 15 anos, para dar prosseguimento aos estudos, na Escola Técnica Federal do Piauí (hoje IFPI). É formado em Jornalismo pela UFPI e em Letras pela Uespi. Começou na imprensa do Piauí em 1980. Foi editor-chefe dos jornais O Dia e Diário do Povo e também da Rádio Difusora e da TV Clube (afiliada da Rede Globo), além de analista político da Rádio Pioneira.Foi também correspondente do jornal Correio Braziliense no Piauí. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí e foi secretário de Comunicação de Teresina. Foi também professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, integra a equipe de jornalismo do Grupo de Mídia Cidade Verde – TV, Rádio, Revista e Portal. É sócio da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Iniciou sua carreira literária em 1989. Nestas três décadas publicou com regularidade livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias. Desde 2002 ocupa a Cadeira 34 da Academia Piauiense de Letras, da qual é vice-presidente. Celebra em 2019 os 30 anos da publicação de seu primeiro livro: “Falem Mal, Mas Falem de Mim”, de humor político, já em sua 3ª edição).

16h30min – Bate-Papo sobre a produção literária piauiense e a criação literária
Jasmine Malta (PI)

Jasmine Soares Ribeiro Malta é professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI, escritora, Designer de Interiores, Técnica em Cerveja Artesanal, estudante de Dança do Ventre e Dança Cigana, artista visual e arte-educadora. Especialista em Literatura Brasileira, Design de Interiores e Ambientação do Espaço. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE. Presidente e Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria Piauí. Consultora Educacional e Cultural, Especializanda em Patrimônio e Cidade, mentora e executora do movimento Pediléque Cultural.).

Rodolfo Pena (PI)
(Rodolfo José de Oliveira Pena nasceu em Resplendor, região do Vale do Rio Doce, no Estado de Minas Gerais. Veio para o Piauí em 1976, tendo entrado para o curso de Licenciatura Plena em História, em 1977, e concluído o referido em 1985, isto devido ao trancamento de 02 anos, por motivos de trabalho. Começou o Magistério no ano de 1977, na cidade de Parnarama, no Estado do Maranhão. No ano seguinte, já lecionava em Teresina, onde exerce a função até hoje).

19h – Bate-Papo Literário e Show Divina Saudade com a atriz e cantora Zezé Motta
Zezé Mota (RJ)
(Atriz, cantora, mãe de seis filhos, ativista na luta contra o racismo, Zezé Motta será a grande homenageada do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em agosto, que terá como tema a música no cinema. Com 50 anos de carreira, Zezé, que fez história como Xica da Silva, lançou 14 discos, fez mais de 40 filmes. Aliás, não é a única homenagem que ela ganhará este ano: o Museu da Língua Portuguesa, que está sendo reconstruído após um incêndio, em São Paulo, vai fazer uma instalação permanente no local com um vídeo dela narrando um texto).

MEDIAÇÃO/APRESENTAÇÃO:
Salgado Maranhão (RJ)

(Poeta, letrista, jornalista com graduado em Comunicação Social pela PUC/RJ. Poeta premiado e traduzido para diversos idiomas.)

21h – Show com:
Melhor de Três (João Cláudio – Flávio Moura – Soraya Castelo Branco)
Gonzaga Lu e Trio Asa Branca

VEJA A PROGRAMAÇÃO EM PDF

...