EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Programação

Compartilhar conteúdo!

QUARTA-FEIRA (14/09/2022) – NOITE

18h – SOLENIDADE OFICIAL DE ABERTURA DO 12º SALIVA
Local: Unidade Escolar Santo Antônio – UESA
Auditório Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques

19h – Palestra: “Abraçadeiro: o abraço cura. O abraço salva”.

Palestrante: Fabrício Carpinejar (RS) – tem várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas, influenciador digital com cinco milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo e professor de Estética no Pós-Graduação da PUC-RS. O comunicador escreve crônicas diárias para o jornal Zero Hora (RS), semanal para o jornal O Tempo (MG), é comentarista da Rádio Gaúcha e do programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como “usina de lirismo” ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr (“Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora”), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Com 49 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. É o atual patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens. Seu novo livro, “Depois é Nunca”(Grupo Editorial Record), é um conjunto de reflexões aprofundadas sobre o luto e a despedida, que se encontra na sexta edição. A obra “Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (2018) figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019. O poeta também é famoso nas redes sociais por postar pequenos pensamentos escritos em guardanapos, que compartilha diariamente com seus seguidores. Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock. Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. No RS, tem o título de colunista mais amado e mais lembrado pelos leitores em pesquisa Top of Mind 2021 e 2022, da revista Amanhã. E também, pelo mesmo censo, foi eleito o Influenciador Digital mais destacado em 2022. É uma das figuras mais solicitadas por empresas no país para falar sobre empatia e criatividade em ambientes de crise e adversidade. Já participou como palestrante de todas as grandes feiras e festivais literários do país, como Fronteiras do Pensamento, Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ). O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.).

QUINTA-FEIRA (15/09/2022) – MANHÃ

8h – Palestra: “Maternidades negras: romper re-presas com sinais/gestos ancestrais.”.

Palestrante: Prof. Ma. Josinélia Chaves Moreira (BA)

(Sou Josinélia Chaves Moreira, mulher, preta, interiorana, nordestina, neta-filha-mãe, uma mulher em trânsito, buscando na e com a literatura um lugar ao sol e voltar para casa. O meu útero-voz é um retorno à casa das mulheres sertanejas e grapiúnas que habitam o meu corpo. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Piauí; Doutoranda e mestre em Literatura e Cultura pelo PPGLitCult-UFBA (2016); Especialista em Ead e as Tecnologias Educacionais pela UNICESUMAR (2014); Graduada em Letras Vernáculas pela UFBA (2011). Tenho experiência nas áreas de literatura de autoria feminina, teoria da lírica, (auto)biografia, escrita de mulheres negras, escrevivências e maternidades negras.).

9h – Mesa: “O centenário de nascimento do escritor Fontes Ibiapina”.

Debatedores: Prof. Dr.ª Raimunda Celestina (UESPI / ATL)
Prof.ª Dr.ª Jasmine Malta (UFPI / Fundação Quixote)
Prof. Dr. Carlos Evandro Eulálio (UFPI / APL)

(Raimunda Celestina possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística Polivalente pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Coordenadora do Curso de Letras – Português (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Piauiense, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura brasileira, Fontes Ibiapina, literatura piauiense e história.)

(Jasmine Malta possui Graduações em: Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (1998), Licenciatura Plena em Educação Artística-Habilitação Artes Plásticas (2009) pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, Tecnólogo Superior em Design de Interiores (2015) pelo Instituto Camillo Filho-ICF e Técnica em Cerveja Artesanal pela Bräu Akademie. Especialista em Literatura Brasileira (2000) pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Mestre em Letras (2002) pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, realizou Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, sem a obtenção de Título de Doutoramento, Especializanda em Design de Interiores e Ambientação do Espaço pelo Instituto de Pós-Graduação-IPOG e em Patrimônio e Cidade pelo UNIDIFERENCIAL. Atuou como Articulista e Blogueira do Jornal O Dia-Teresina/PI de 2010 a 2013. É Professora Adjunta em Tempo Integral da Universidade Federal do Piauí-UFPI, para as Graduações em Letras, Coordenadora da Área de Literatura e de Extensão junto à CLV; foi Coordenadora de Estágio Supervisionado em Design de Interiores até 2016.1, membro do Núcleo Estruturante-NDE da Graduação Tecnológica em Design de Interiores da Faculdade Pitágoras/Instituto Camillo Filho-ICF onde era docente até julho de 2018. Membro da Associação de Leitura do Brasil-ALB e da Associação Brasileira de Designers de Interiores-ABD. Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-AJEB Coordenadoria Piauí. Conselheira Titular do Setorial de Patrimônio Material e Natural junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Teresina.).

(Licenciado em Letras e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Linguística Descritiva, pela Universidade Federal do Piauí e em Comunicação Contemporânea e Informação Visual, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) fez Aperfeiçoamento em Letras, na área de Comunicação e Semiótica. Na Sociedade Piauiense de Ensino Superior (Instituto Camillo Filho), foi professor de Língua Portuguesa e Latim Forense, no curso de Direito (2000 – 2018). Lecionou a disciplina Comunicação Empresarial na Faculdade de Administração da Uninovafapi, de 2012 a 2013. Como professor convidado, ministrou a disciplina Linguagem Forense na Escola da Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI, no período de 2011 a 2015. Pertenceu ao quadro docente da Universidade Federal do Piauí, no período de 26 de maio de 1977 a 1 de junho de 1991, tendo ali lecionado as disciplinas: Latim I e II, Português I e Introdução à Teoria Geral da Literatura. Atuou como Professor Pesquisador Formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Universidade Federal do Piauí, ministrando a disciplina Língua Latina para alunos do Curso de Letras (2ª Licenciatura), no período de 20-07-2011 a 10-08-2011. Atualmente leciona Língua Portuguesa no Instituto Dom Barreto, em Teresina – PI e escreve na coluna Ensaio & Crítica do Portal Entretextos – site: www.portalentretextos.com.br). O Professor Carlos Evandro Martins Eulálio é ainda membro da Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a cadeira 38.

10h30min – Palestra: Raul Seixas e a Filosofia

Palestrante: Prof. Dr. André Henrique de Oliveira (PI)

(Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Filosofia do IFPI – Campus Campo Maior. Músico amador e acadêmico de Psicologia.)

QUINTA-FEIRA (15/09/2022) – TARDE

15h – Palestra: Música, Poesia e Sala de Aula

Palestrante: Prof. Me. Adriano Lobão Aragão (PI)
Prof. Me. Vagner Ribeiro (PI)
Prof. Me. Wilker Marques (PI)

(Adriano Lobão Aragão é escritor e professor de língua portuguesa do Instituto Federal do Piauí, campus Cocal. Trabalhou como assessor pedagógico da Editora Saraiva. Autor dos livros Uns poemas (1999), Entrega a própria lança na rude batalha em que morra (2005), As cinzas as palavras (2009), Os intrépidos andarilhos e outras margens (2012), Destinerário (2019), dentre outros. Em 2017, publicou Os tempos e a forma, poesia reunida, contendo os livros de poemas anteriores e inéditos. É um dos editores da revista Desenredos (www.desenredos.com.br).).

(Vagner Ribeiro é músico, professor do IFPI. Mestre em Antropologia. Pesquisa sobre cultura popular, empreendimentos criativos, tecnologias sociais e humanização colaborativa. Membro do Conselho Estadual de Cultura do Piauí. Líder da banda Valor de Pi e participação em variados projetos sociais e culturais.).

Wilker Marques é músico, advogado e professor de Filosofia do Instituto Federal do Piauí. Ao longo de sua caminhada, desenvolveu inúmeros trabalhos conectando suas áreas de entusiasmo, especialmente música-poesia-filosofia. É autor de “Richard Rorty: uma utopia de solidariedade”, obra inspirada em sua tese de Doutorado, defendida em 2019 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, dedica-se, prioritariamente à docência na Pós-Graduação, Graduação e Educação Básica e à pesquisa no IFPI, campus Cocal.

16h30min – Palestra: “A leitura como hábito e a escrita como expressão”.

Palestrante: Dr. Marcelo Mesquita (SP/PI)

(Escritor de obras de fantasia e jurídicas, magistrado, professor e palestrante. Conselheiro do CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), 2021/2023. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Mercado, Sociedad y Estado en la Era de la Globalización pela Universidad Castilla La Mancha na Espanha. Atuou mais de 6 (seis) anos como Consultor em Comércio Internacional, inclusive no Trade Point Fortaleza, antigo órgão da UNCTAD. Juiz de Direito, desde 2002. Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, na gestão da Ministra Cármen Lúcia, 2017/2018. Diretor de Informática da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no triênio 2014/2016. Cofundador do Movimento Feel the Future e embaixador da Campus Party no Brasil. Palestrante nos temas: Cibercrimes, Robótica 2.0 e Impactos da Revolução Digital Cognitiva. Autor do Livro “Processo Judicial Eletrônico Nacional”, publicado em 2012, pela Ed. Millennium. Co-autor do livro “Cibercrimes e seus reflexos no Direito brasileiro”, publicado em 2020, pela JusPodivm. Autor do livro “Capitão Flirk e o artefato dos cinco elementos”, publicado em 2022, pela Ed. Nova Fronteira.)

QUINTA-FEIRA (15/09/2022) – NOITE

19h – Palestra: “Do 0 ao 1 milhão: A poesia que mudou a minha vida”
Palestrante: Diego Vinícius (SE)
(O escritor é graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe e autor das obras: 100 Poemas Para Uma Pessoa Só (2014), Tão à Flor da Pele (2016), Te Fiz Uma Oração de Amor (2017), Luz do Bem (2018), Ainda é Cedo, Amor (2019), 1 Milhão de Motivos Para Ser Feliz (2020) e 1 Milhão de Motivos Para Ser Grato (2021). Conhecido como o poeta das coisas comuns, nas suas obras Vinícius escreve sobre os desafios que vão surgindo no cotidiano e, de forma despretensiosa, aconselha e ensina os seus leitores e seguidores a enxergar a simplicidade na vida. Diego Vinícius possui 1,3 milhão de seguidores no Instagram – @escritordiegovinicius).

SEXTA-FEIRA (16/09/2022) – MANHÃ

8h – Palestra: ” O Mundo de Caetano: uma experiência transcendental através dos olhos de uma criança”.

Palestrante: Gomes Paraguaçu (PI) – é natural das Sete Cidades mágicas, ou seja, de Piracuruca, norte do estado do Piauí. É formado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Premiado pela Residência de Criação em Artes Visuais através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (2019), é também integrante do grupo de artistas Coletivo Latinas. Transita entre as profissões-performances de artista visual e professor de Arte pelo Instituto Federal do Piauí – Campus Valença do Piauí. O Mundo de Caetano é a primeira experiência literária que vem ao público graças a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (2020) também pela FCMC Teresina. É uma homenagem a Caetano Lial, seu irmão caçula e a cada criança que sonha, seja ela pequena ou já adulta.).

9h – Palestra: “Escrever, ler e ser poesia”.

Palestrante: Clara Mello (PI/RJ)

(Clara Mello é escritora, roteirista e bacharel em letras-literaturas pela UFRJ. Começou a escrever aos 8 anos, quando lançou seu primeiro livro “As maluquices do papai” em homenagem ao seu pai João Cláudio Moreno, e já começou a participar de feiras literárias para crianças. Aos 16 anos, em 2010, publicou seu primeiro romance, “A casa de Isabel”, com destaque em jornais importantes como O Globo, no Rio de Janeiro, e adotado em escolas cariocas e piauienses como paradidático. O livro foi reeditado em 2015, pela Bamboo Editorial. Escreveu por quatro anos a coluna semanal “Blog da Clara” no portal de notícias piauiense Cidade Verde, uma das colunas mais acessadas do site. Experiência que gerou o livro “Blog da Clara: Pequenas grandezas do dia a dia”, publicado em 2014 e esgotado em menos de um ano. Foi mediadora do clube de leitura juvenil da Livraria da Travessa no Rio de Janeiro e da Editora Rocco. Participou como palestrante de feiras literárias como Salipi (2011, 2014), Salipicos (2014), Salipa (2014), Salijo (2017), Salibom (2019), FLIP em Paraty (RJ), Bienal do Rio de Janeiro e Bienal de Minas Gerais. E de diversas escolas no Rio de Janeiro e no Piauí principalmente, como Escola Parque (RJ), Colégio Miguel Couto (RJ), Polo Bahia (RJ), Colégio Santa Angélica (Pi), Dom Barreto (PI), IFMA unidade Coelho Neto (MA), Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), SENAC (PI). No Salipi de 2014, foi a autora mais vendida da feira. Em 2015 Clara foi parte das comentaristas do Festival de Cinema do bonequinho (Jornal o Globo), ao lado de Cora Rónai. Em 2017, estreou como roteirista com a série documental Guardiãs da Floresta, realizada com apoio da Ancine, e exibida no canal Cine Brasil TV. A série é dirigida por Betse de Paula e tem narração da atriz Dira Paes. Trabalhou como roteirista também no longa-metragem documental Vozes da floresta (2019), e na série de ficção “O síndico”, ambos com direção de Betse de Paula e realizados com apoio da Ancine. Ainda em 2017, publicou seu segundo romance “Despedida”, em 2018, seu primeiro livro de poesia “Vênus em câncer”. Durante a pandemia em 2020, ministrou uma oficina de escrita criativa para jovens estudantes piauienses, em parceria com a Secretaria de cultura do Piauí e Canal Educação. Em 2021 estreou o espetáculo Multi artes, “Hereditário”, ao lado dos seus pais João Cláudio Moreno e Patrícia Mellodi, que tem como tema a história da família e a ancestralidade.).

10h30min – Palestra: “Tudo que aprendi com a escrita”.

Palestrante: Gustavo Lacombe (RJ) – Gustavo Lacombe, 32, é carioca, formado em jornalismo e produção editorial pela UFRJ, e escreve para suas redes sociais há mais de 10 anos. Nesta trajetória, publicou seis livros, incluindo “Tudo Que Aprendi com o Amor”, seu primeiro romance. Lacombe escreve sobre tudo aquilo que ouve, vê e vive (ou queria ter vivido).

SEXTA-FEIRA (16/09/2022) – TARDE

Atração Musical: Carlos Tenório

15h – Palestra: “Da minha aldeia eu vejo o mundo” – escrever sobre temas universais da perspectiva de uma pequena cidade do Piauí”.

Palestrante: Ítalo Damasceno (PI) – Nasceu em Teresina, Piauí. É roteirista, escritor, editor e colunista. Em 2016 participou da Master Class de Aguinaldo Silva. Tem contos publicados em coletâneas, dois romances da série O Falso Francês. Escreveu roteiro para quadrinhos, da podsérie Saída de Emergência e do curta Hortelã (selecionado para a mostra competitiva do festival Mix Brasil 2021). Escreveu por quatro anos a coluna Vozes LGBT no portal Metrópoles, de Brasília, além de críticas que iam de novelas a cinema.).

16h30min – Palestra: “Tribulação – e o mundo não será mais como antes”.

Palestrante: Dr. Alexandre Christian de Jesus Nolêto (PI) – é casado e tem duas filhas. Atuou como Delegado de Polícia, Advogado da Caixa Econômica Federal e Professore de Direito em diversas faculdades do Piauí. É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Defensor Público do Estado do Piauí. Professor, escritor e autor dos livros Herança Sombria e Tribulação).

SEXTA-FEIRA (16/09/2022) – NOITE

Atração Musical: Jó Oliveira

19h – Palestra: “O que os olhos não veem, mas o coração sente”

Palestrante: Fred Elboni (SP/PR) – nasceu na cidade de São Paulo mas, aos sete anos de idade, seus pais se separaram, o que culminou na sua mudança para a cidade de Blumenau em Santa Catarina, local onde vivia sua família materna. Do ensino fundamental ao ensino médio, estudou no Colégio Bom Jesus Santo António. Após terminar, optou por cursar Comunicação Social na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Em 2013, formou-se em Publicidade e Propaganda e, em 2019, concluiu uma pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Aos dezenove anos de idade, enquanto ainda cursava a faculdade, Fred começou a publicar seus textos num blog. Em poucos anos, seu blog, intitulado Entenda os Homens, conseguiu atingir uma média de cinco milhões de leitores mensais. Aos 21 anos, recém-formado e trabalhando numa agência de publicidade, foi convidado pela Rede Globo a integrar a equipe de roteiristas do programa de auditório Amor e Sexo, apresentado por Fernanda Lima, no qual permaneceu até 2012. Nas suas horas vagas, o autor dedicava-se à escrita de crônicas. Em março de 2014, lançou Um sorriso ou dois: para mulheres que querem mais, um conjunto de contos e crônicas divulgada como o seu primeiro livro, publicado pela editora Benvirá. Após uma entrevista com o apresentador Jô Soares no Programa do Jô em abril do mesmo ano, o livro fez uma entrada nas vinte melhores posições da lista das obras mais vendidas do portal brasileiro Publish News, apurada pelo serviço de mediação de vendas Nielsen, terminando o seu primeiro ano de comercialização com setenta mil unidades vendidas. Meu universo particular, seu segundo lançamento, foi publicado em 2015 também pela editora Benvirá com uma tiragem inicial de vinte mil exemplares. Em 2016, lançou o livro Muito amor por favor através da editora Sextante, co-escrito por Arthur Aguiar, Ique Carvalho e Matheus Rocha. Dois anos depois, Fred viria a se tornar num autor assinado pela editora. Até julho de 2019, todos os seus livros juntos já haviam ultrapassado a marca de meio milhão de exemplares vendidos. Além da escrita, Fred também tem interesse por teatro. Em 2019, escreveu e estrelou a peça de teatro E aí, sumida? estrelada no Teatro Gazeta, em São Paulo, e no Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro. Em dezembro desse ano, apresentou a palestra Tenha coragem de ser quem você é no evento TEDx Exposição, decorrido em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O seu monólogo “Sinto, logo existo” estrelado em 2022 tem sido sucesso de bilheteria e público. Fred Elboni tem 8 livros publicados e possui um verdadeiro encanto pela a alma humana. Ele se declara apaixonado por estudar, explorar e escrever sobre emoções, relacionamentos, vulnerabilidade, coragem, empatia, autocompaixão, sensibilidade e muitos outros temas relacionados à nossa vida interior.).

SÁBADO (17/09/2022) – MANHÃ

Procissão de Sanfonas

SÁBADO (17/09/2022) – TARDE

15h – Palestra: “Cultura e cidadania”.

Palestrante: Cineas Santos (PI) – nasceu em Campo Formoso, sertão do Caracol (PI), em setembro de 1948. Filho de lavradores, foi desasnado aos cinco anos de idade por dona Purcina. Aos sete, já sabia ler. Aprendeu a ler para viajar nos folhetos de cordel, a única literatura disponível no local. Cursou o primeiro grau em São Raimundo Nonato. Em 1965 migrou para Teresina onde permanece até hoje. Bacharel em Direito, nunca exerceu a profissão de advogado. Começou a lecionar em 1970. Na década de 1970, em parceria com alguns amigos, fundou o jornal alternativo “Chapada do Corisco” (76/77). No final da década de 70, fundou a Oficina da Palavra, inicialmente, apenas um curso de português, mais tarde transformado em espaço cultural. Em meados da década de 70, fundou a Editora Nossa, mais tarde, a Livraria e Editora Corisco. Ao longo desses anos, editou todos os autores piauienses de expressão, de Da Costa e Silva a Elias Paz e Silva. Em meados da década de 1980, criou o Projeto Mão Dupla, anos depois rebatizado com o nome de A Cara Alegre do Piauí. Trata-se de um projeto de voluntários que leva aos sertões do Piauí cursos para professores e oficinas de arte para alunos da rede pública de ensino. No final da década de 1980, criou o projeto Língua Viva, iniciativa que trouxe os grandes gramáticos brasileiros ao estado do Piauí. É autor de um punhado de livros, entre outros: As despesas do envelhecer; Cacos de mim; Cambalhotas para ninguém, Teresina para amadores (crônicas); Miudezas em geral (poemas); O menino que descobriu as palavras; Trem da Vida; ABC da ecologia; A metade extraviada (infantis e infanto-juvenis). Dona Purcina, a matriarca dos loucos (biografia). É autor da letra do Hino de Teresina. Entre outras honrarias, é Professor Honoris-Causa pela UFPI. Em 2003, participou da criação do SALIPI. Ainda está meio vivo.).

16h30min – Palestra: “A Literatura Piauiense na Escola”.

Palestrante: Luiz Romero Lima (PI)  – Mestre em Teoria da Literatura, editor de livros, crítico literário, autor de livros didáticos, entre eles Literatura Brasileira de Expressão Piauiense com mais de 20 edições, Enem: Linguagens, códigos e suas tecnologias com seis edições, Por um Leitor Crítico & Criativo, Redação Nota 1000, Linguagens – gêneros textuais, artes e tecnologias, entre outros. Luiz Romero é ainda consultor cultural, pesquisador e coordenador e fundador do SaLiPi – Salão do Livro do Piauí.).

SÁBADO (17/09/2022) – NOITE

19h – Palestra: “Voos por todos os cantos”.

Palestrante: Waldonys e Banda (Fortaleza/CE) – é um talento nato. Por influência do seu pai, começou a tocar sanfona aos 10 anos de idade. Estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza. Aos 13 anos conheceu Dominguinhos com quem, um ano depois, gravou o LP “Choro Chorado”. Aos 15 anos houve um avanço ainda maior: gravou com o consagrado Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Impressionado com o desempenho do menino, seu Luiz carinhosamente o chamou de “Garoto Atrevido”. No final dos anos 80, Waldonys participou de programas de projeção nacional. Nessa época, foi descoberto por um empresário italiano que o contratou para se apresentar nos Estados Unidos da América. Durante um ano e dois meses, essa proveitosa vivência internacional o colocou nos teatros das cidades de Reno e Las Vegas, sempre com enorme sucesso. Contratado pela gravadora RGE, retornou ao Brasil. Nessa empresa, além de gravar dois LPs, participou de turnês e gravações com Fagner, Marisa Monte, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Adriana Calcanhotto, entre outros. O reconhecimento da crítica e os aplausos do público levaram Waldonys a ampliar os espaços de sua carreira solo, fato consolidado em vitoriosas temporadas pelos Estados Unidos, México, Cuba, países da América do Sul e países da Europa. Ao mesmo tempo em que investia nos projetos externos, participou de prêmios da Música Popular Brasileira e do extinto Prêmio Sharp de Música. Hoje com 10 CDs, um DVD e vários clips gravados, Waldonys traz na bagagem notável cumplicidade com seus fãs, quer pela elevada sensibilidade artística, quer pelo repertório, quer pelas manifestações pessoais. O músico, cantor e compositor inovou ao adicionar aos seus shows outra paixão: a arte de voar. Levou a agilidade dos teclados às manobras do avião que pilota. E ganha os céus com exímia perfeição nas exibições acrobáticas. É também paraquedista com mais de 3000 saltos. Foi condecorado com o título de Membro Honorário da Esquadrilha da Fumaça, medalhas Mérito Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão, Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, e igualmente dos esquadrões Zagal, Rumba e do 2º Eta. Hoje, há shows conjugados: um nos céus; outro nos palcos. Em ambos, o talento, a experiência, o arrojo e o carisma desse artista excepcional. Waldonys, com maestria, segue pelo Brasil emocionando multidões, já por suas incomparáveis e exclusivas apresentações aeromusicais.).

PALCO MÚSICA PARA TODOS

21h – Shows Musicais com:

Fernando Rocha (Valença do Piauí)
Marcos Lima (Valença do Piauí)
Hernandes Lima e banda dos Magrinhos (Valença do Piauí)
Waldonys e Banda (Fortaleza-CE)
Vanvan – O Furacão (Valença do Piauí)

Local: Palco Música Para Todos / Rua Professor João Soares (Avenida Brasil)

PROGRAMAÇÃO ESPAÇO INFANTIL

DIA 15/09 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ:

CIA. CALUNGA DE TEATRO DE BONECOS

9h – Teatro de Bonecos
Espetáculo: As Aventuras de Cassimiro Coco
Duração: 50 minutos
Público: Todas as idades

10h – Teatro de Bonecos
Espetáculo: As Aventuras de Cassimiro Coco
Duração: 50 minutos
Público: Todas as idades

DIA 15/09 – QUINTA-FEIRA – TARDE:

15h – Contação de Histórias
O Macaco Nicolau
Duração: 30 minutos
Público: todas as idades

16h – Contação de Histórias
O Macaco Nicolau
Duração: 30 minutos
Público: todas as idades

DIA 16/09 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ:

CIA. CALUNGA DE TEATRO DE BONECOS

9h – Teatro de Bonecos
Espetáculo: Cabeça de Cuia, o Cavaleiro das Águas
Duração: 40 minutos
Público: Todas as idades

10h – Teatro de Bonecos
Espetáculo: Cabeça de Cuia, o Cavaleiro das Águas
Duração: 40 minutos
Público: Todas as idades

DIA 16/09 – SEXTA-FEIRA – TARDE:

15h – Contação de histórias
A Carimbamba
Duração: 30 minutos
Público: Todas as idades

16h – Contação de histórias
A Carimbamba
Duração: 30 minutos
Público: Todas as idades

Elenco:
Chagas Vale: ator manipulador, diretor teatral e músico.
Talita do Monte: Atriz e Contadora de Histórias.
Gilson Barboza: diretor musical e músico.

QUARTA-FEIRA (14/09/2022) – NOITE

PALCO MÚSICA PARA TODOS

21h – Shows Musicais com:

Vavá Ribeiro (Teresina-PI)
Chaguinha – o Doidim do Forró e Giseli Sousa (Valença do Piauí)
Janela Lateral (Teresina-PI)
Herculis Safadão (Valença do Piauí)

Local: Palco Música Para Todos / Rua Professor João Soares (Avenida Brasil)

QUINTA-FEIRA (15/09/2022) – MANHÃ

Atração Musical: Clara Mirtes


QUINTA-FEIRA (15/09/2022) – TARDE

Atração Musical: Zé Nilson

QUINTA-FEIRA (15/09/2022) – NOITE

20h – Show de Humor: Vem sorrir comigo
Amauri Jucá (PI) – Humorista

Atração Musical: Carlos Tenório

PALCO MÚSICA PARA TODOS

21h – Shows Musicais com:

Marcos Lohan (Valença do Piauí)
Cícero e Banda Gênesis (Valença do Piauí)
Os The Pé Inchados (Teresina-PI)
Gleice Mendes (Valença do Piauí)

Local: Palco Música Para Todos / Rua Professor João Soares (Avenida Brasil)

SEXTA-FEIRA (16/09/2022) – MANHÃ

Atração Musical: Raquel Moura

SEXTA-FEIRA (16/09/2022) – TARDE

Atração Musical: Carlos Tenório

SEXTA-FEIRA (16/09/2022) – NOITE

Atração Musical: Jó Oliveira

PALCO MÚSICA PARA TODOS

21h – Shows Musicais com:

Raízes do Samba (Valença do Piauí)
Fabiana Alves e Banda (Valença do Piauí)
Yarlem Silva (Valença do Piauí)
Gonzaga Lu e Trio Asa Branca (Teresina-PI)

Local: Palco Música Para Todos / Rua Professor João Soares (Avenida Brasil)

SÁBADO (17/09/2022) – MANHÃ

Procissão de Sanfonas

SÁBADO (17/09/2022) – TARDE

Atração Musical: Fernando Rocha

SÁBADO (17/09/2022) – NOITE

Atração Musical: Ceres Alice e Raylan

PALCO MÚSICA PARA TODOS

21h – Shows Musicais com:

Fernando Rocha (Valença do Piauí)
Marcos Lima (Valença do Piauí)
Hernandes Lima e banda dos Magrinhos (Valença do Piauí)
Waldonys e Banda (Fortaleza-CE)
Vanvan – O Furacão (Valença do Piauí)

Local: Palco Música Para Todos / Rua Professor João Soares (Avenida Brasil)

DIA 15/09 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ:

 CIA. CALUNGA DE TEATRO DE BONECOS

 9h –     Teatro de Bonecos

Espetáculo: As Aventuras de Cassimiro Coco
Duração: 50 minutos
Público: Todas as idades

10h –    Teatro de Bonecos

Espetáculo: As Aventuras de Cassimiro Coco
Duração: 50 minutos
Público: Todas as idades

DIA 15/09 – QUINTA-FEIRA – TARDE:

15h –    Contação de Histórias

O Macaco Nicolau
Duração: 30 minutos
Público: todas as idades 

16h –    Contação de Histórias

O Macaco Nicolau
Duração: 30 minutos
Público: todas as idades 

DIA 16/09 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ: 

CIA. CALUNGA DE TEATRO DE BONECOS 

9h –     Teatro de Bonecos

Espetáculo: Cabeça de Cuia, o Cavaleiro das Águas
Duração: 40 minutos
Público: Todas as idades

10h –    Teatro de Bonecos

Espetáculo: Cabeça de Cuia, o Cavaleiro das Águas

Duração: 40 minutos
Público: Todas as idades

DIA 16/09 – SEXTA-FEIRA – TARDE:

 15h –    Contação de histórias

A Carimbamba
Duração: 30 minutos
Público: Todas as idades

16h –    Contação de histórias

A Carimbamba
Duração: 30 minutos
Público: Todas as idades

Elenco:

Chagas Vale: ator manipulador, diretor teatral e músico.

Talita do Monte: Atriz e Contadora de Histórias.

Gilson Barboza: diretor musical e músico.

R. São Pedro, 3113, Ilhotas
CEP: 64001-560, Teresina – PI – Fones: (86) 3221-8944 | (86)99403-8224